Dez acontecimentos que marcaram o mundo
Confira os acontecimentos internacionais que marcaram o ano para o Opinião e Notícia
Pode-se dizer que o ano de 2010 começou com o “pé esquerdo”: no dia 12 de janeiro, um terremoto devastou o Haiti, causando a maior tragédia humana dos últimos anos. Poucos meses depois, em abril, um vazamento de óleo causou o maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.
O ano, contudo, também ficará lembrado por coisas boas. A Copa do Mundo, por exemplo, para sempre ficará lembrada como o primeiro Mundial no continente africano (e por suas adoravelmente irritantes “vuvuzelas”). O emocionante resgate dos mineiros no Chile ficará lembrado por sua mensagem de força e resiliência.
Confira os acontecimentos que marcaram o mundo para o Opinião e Notícia
Terremoto no Haiti
Uma das maiores tragédias humanitárias da história, o terremoto que abalou o Haiti no dia 12 de janeiro trouxe custos irreparáveis para o frágil Haiti.
Além de deixar mais de 250 mil mortos, o terremoto danificou as já precárias estruturas básicas do país mais pobre das Américas, dificultando operações de resgate e tratamento dos feridos. Meses após a tragédia, o país continua abalado, lidando com abandono e problemas vestigiais, como um surto de cólera que já matou mais de duas mil pessoas no país.
Leia mais:
Copa do Mundo da África do Sul
A Copa do Mundo de 2010 entrou para a história como o primeiro mundial realizado no continente africano. Para o povo brasileiro, contudo, ela será lembrada pela eliminação precoce da seleção brasileira e a relação tempestuosa com o técnico Dunga, um dos treinadores mais questionados em todas as Copas. Além de marcar o primeiro título mundial da Espanha, a Copa da África do Sul deixou como herança personagens curiosos como Paul, o “polvo vidente”, Larissa Riquelme, a paraguaia que ficou notória por guardar seu celular em seu farto decote, e a “vuvuzela”, a cornetinha africana cujo irritante zumbido não saía de nossas cabeças (por mais que quiséssemos) .
Uma das imagens mais marcantes da Copa foi o beijo apaixonado, transmitido em rede nacional, entre o goleiro da seleção vitoriosa, Iker Casillas, e sua namorada, a repórter Sara Carbonero. O vídeo rapidamente rodou o mundo e arrematou, com ares de romance, uma Copa do Mundo para entrar para a história.
Leia mais:
WikiLeaks
Leia mais:
Primeira célula sintética
Quinze anos e 40 milhões de dólares depois, um grupo de 20 cientistas conseguiu criar, em 2010, o primeiro organismo cujo DNA foi inteiramente construído dentro de um laboratório. Embora não constitua uma forma de vida inteiramente artificial – uma vez que o DNA, apesar de totalmente reconstruído, surgiu a partir de uma espécie –, o estudo marca uma nova era na biotecnologia, e traz expectativas sobre a criação de genomas ainda mais complexos no futuro.
Leia mais:
Resgate dos mineiros no Chile
Para ocupar o tempo ocioso, jogavam cartas e gravavam filmes mostrando sua vida subterrânea, lidando com bom humor com a situação dramática. Desde que retornaram à superfície, os mineiros vêm sendo tratados como verdadeiras estrelas. A mensagem de esperança e resiliência que transmitiram para o mundo provavelmente ficará eternamente associada ao ano de 2010. Pelo menos no que depender da indústria cinematográfica, que já prepara uma versão do drama para as telonas.
Leia mais:
Greves na França
Depois de refinarias e depósitos terem sido afetados, houve escassez em vários postos de abastecimento. A educação, o transporte e a administração pública também sofreram paralisações. Nada disso impediu, contudo, que o Senado aprovasse a reforma.
Leia mais:
Crise do Euro
Enquanto isso não acontece, a zona do euro aumenta: e a partir de 1º de janeiro, a Estônia passará a utilizar a moeda. A Letônia deve seguir pelo mesmo caminho em 2012, e a Dinamarca realizará um referendo, podendo se juntar à zona do euro ainda no ano que vem.
Leia mais:
Vazamento da British Petroleum no Golfo do México
Responsabilizada por uma “sucessão de erros” que levaram ao acidente, a British Petroleum desembolsou mais de 8 milhões de dólares para tentar amenizar os efeitos do desastre. A transmissão ao vivo do vazamento se tornou um dos tópicos mais procurados do google, e ganhou ares de “reality show” quando a BP decidiu continuar transmitindo os esforços de contenção.
Leia mais:
China ultrapassa o Japão
Superando qualquer previsão, a China passou à frente do Japão e se tornou, no segundo trimestre de 2010, a segunda maior economia do mundo. Com um PIB na ordem de US$ 1,34 trilhão, contra o US$ 1,29 trilhão do Japão, a China ficou atrás apenas dos Estados Unidos. No final de 2009, o FMI havia previsto que a transição demoraria um mínimo de 15 meses; antes disso, as estimativas eram de cinco anos. Atualmente, a previsão é de que a China ultrapasse os Estados Unidos em 2017. Contudo, a arrancada chinesa demonstrou que previsões podem ser enganadoras.
Leia mais:












